quinta-feira, 31 de março de 2011

LED x Plasma: Qualidade da imagem

Por ser uma dúvida muito freqüente dos nossos clientes, segue um comparativo para explicar as principais diferenças entre um televisor LED e um Plasma;
Quando comprar uma TV deve ser observado algumas características importantes:
O contraste: é o indicador dos aparelhos de reprodução dos níveis de preto e branco. É um dos mais importantes itens que se deve observar, porém, os fabricantes divulgam números irreais. A melhor forma de se comparar televisores é tentar assistir as mesmas cenas, de preferência cenas escuras. Em geral, o Plasma apresenta maiores níveis de contraste, mas hoje já é possível encontrar TVs LED-LCD com desempenho bem próximo.
Taxa de atualização: como as imagens são formadas por quadros e o movimento é percebido com a passagem destes, quanto maior for à taxa, mais natural será a imagem. Os Plasmas possuem taxas fixas de 600 atualizações por segundo (600Hz), já os melhores LED-LCDs, variam entre 120Hz a 480Hz. Este é outro indicador para a fidelidade do vídeo.

Tempo de resposta: as imagens que conhecemos hoje são definidas em quantidade de pixels e estes levam um tempo para acender e para apagar durante uma reprodução de imagem. Quando se tem tempos menores para estas variações, são minimizados os erros nas mudanças de cenas com vários movimentos, reduzindo assim, rastros e borrões. Os Plasmas continuam sendo mais eficientes também neste quesito, chegando a uma taxa de 0,01 milésimo de segundo, enquanto os LEDs variam entre 2 a 6 milissegundos.